terça-feira, 15 de março de 2011

A MINHA HISTÓRIA!!!

No dia 18/02/1995, com 7 anos, eu estava em casa em uma 6ª feira quando meus pais me pediram para fazer a mala pois eu precisava ir para o hospital. Não entendi o porque mas sabia que com certeza estava ligado ao fato deu estar emagrecendo muito e ir no mínimo 5 vezes ao banheiro de madrugada.
E lá fui eu...fiquei 4 dias internada, rodiada de enfermeiras que me levavam para brincar no escorregador, todo mundo ia me visitar, só não gostava do fato de ter que ficar com o soro 24h e tomar “algumas picadas”...quando estava para ter alta o médico disse que dali para frente eu não poderia mais comer o açúcar, como não gostava e muito menos entendia, concordei e fui feliz para casa.
Uma nova etapa estava começando depois de um grande choque...uma enxurrada de informações foram jogadas e poucas pessoas conheciam o que era o Diabetes Mellitus tipo 1.
Os dias foram passando, eu comecei a fazer as medições de glicemias, aplicações de insulina, comecei a ter hipoglicemia, hiperglicemia...e principalmente querer comer açúcar...acho que o “proibido é mais gostoso”!!!
Fazia tudo automático...mas quando estava por volta dos 11 anos eu comecei a me questionar: se existiam tantas pessoas no mundo, porque EU fiquei diabética? E queria uma resposta.
Os anos se passavam, eu continuava a me questionar e me achava incompreendida...participei de grupos de jovens, acampamentos para diabéticos e comecei a trocar experiências e descobrir um mundo muito maior.
Meu pai virava a madrugada fazendo gráficos para tentar entender as flutuações das minhas glicemias, minha mãe buscava conhecimento e minhas irmãs tentavam aprender a aplicar insulina e entender toda essa mudança.
Durante anos eu fiz acompanhamento com uma psicóloga que me ajudava a aceitar e entender, mas nessa época, eu estava entrando na “puberdade” eu  só queria saber de conhecer pessoas, namorar, viajar, dançar, rir...sem nenhuma preocupação.  Mas mesmo assim ela não desistiu de me ajudar, de me guiar, de me apoiar, de me ouvir reclamar do quanto eu estava cansada de aplicar insulina, de como as vezes doía furar o dedo e das vontade de comer não só o diet.
6 meses depois de ser diagnosticada eu entrei em convulsão, pois estava com uma dose alta de insulina e também ainda estava em período de “lua de mel”...foi um grande susto.
Os anos continuavam, eu passava por muitos endócrinos, nutricionistas...até que me encontrei com um endócrino, um anjo que me ajudou muito...em 2000 ele me indicou para colocar a Bomba de Insulina, e outra etapa de reiniciava, no começo odiava aquele “aparelho” preso na calça, tinha dificuldade de fazer a contagem de carboidratos, e também reclamava do cateter que doía.
O ser humano sempre acha um jeitinhu de achar algo para reclamar...e hoje em dia, o máximo que reclamo da bomba é o fato de as vezes a canula  enrroscar na maçaneta...rsrs
Meus pais se uniram para poder comprar a bomba e manter toda a manutenção que havia por mês...foi um grande investimento.
A 1ª coisa que pensei quando coloquei a bomba foi: “obaaa agora vou poder comer o açúcar!!!” E foi o que fiz, aprendi a contagem, trocava o cateter de 3 em 3 dias...comia o que eu bem entendia e mandava insulina...porque eu pensava: se o problema é a falta de insulina, agora que tenho insulina 24h, posso comer e é só mandar insulina.”
Alguns meses depois eu estava engordando visivelmente e isso começou a me incomodar...minhas glicemias continuavam a variar também.
Em 2006 eu entrei na faculdade de Enfermagem...e meu endócrino me perguntou: “como você vai cuidar de alguém se você não cuida nem de você mesma???”
Aquela pergunta me doeu e me incomodou profundamente...afinal em muitas vezes nos colocamos na posição de coitados, incompreendidos...e eu achava que eu estava certa.
Mas não e graças ao “chaqualhão” dele eu cai na real.
Durante anos eu cuidava do meu diabetes me questionando “do porque eu”, fazia o que tinha que fazer mesmo as vezes me incomodando...mas depois disso eu FINALMENTE fui ENTENDER O QUE SE PASSAVA NO MEU CORPO...E NÃO ADIANTA SE QUESTIONAR PORQUE VOCÊ NÃO VAI ACHAR UMA RESPOSTA...PATOLÓGICAMENTE, EXISTEM DIVERSAS EXPLICAÇOES, MAS NÃO ERAM VAGAS...E EU PRECISAVA ENTENDER QUE O DIABETES DEVERIA SE ENCAIXAR NO MEU MUNDO, PORQUE ME REVOLTAR COM CERTEZA SERIA A ULTIMA COISA QUE ME AJUDARIA NO MOMENTO.
Aprendi que o valor das minhas glicemias não eram “notas dadas p/ mim mesma”...eu queria que meus pais e todos se orgulhassem para que eu fosse  um  exemplo de “bom cuidado”, mas escolhi a forma errada, porque antes das pessoas me admirarem e me aceitarem, eu mesma precisa me respeitar, aceitar e me entender...o diabetes quando cuidado é muito fácil de ser levado e as conseqüências de um mal controle são muito devastadoras, mas elas vem gradativamente, e quando aparecem, as vezes já é tarde...porque a gente sempre deixa para depois o que as vezes deveria ser feito agora.
Eu fui uma criança que cometeu todos os erros que poderia, brinquei até não poder mais, ri de tudo e não me preocupava com nada....fui uma adolescente que achava que cada amor duraria por toda eternidade, que amigas seriam “irmãs para sempre”...mas hoje muito se perdeu em lembranças.
Eu vivia em um mundo em que as vezes não era colorido, mas na grande maioria das vezes ele era cor de rosa, tinha muitos sonhos, poucos medos e sorria com o coração.
Com o passar dos anos o mundo foi se tornando mais real e menos fantasioso e amadureci, quebrei a cara, me desiludi, parti alguns corações e magoei algumas pessoas, tomei rasteiras quando menos esperava e principalmente de quem eu menos esperava, mas depois de cada tombo sempre me reergui.
Descobri que existem amigos que a gente guarda debaixo de 7 chaves, tem aqueles que você acabou de conhecer mas parecem anos, tem aquelas que fazem valer a pena acordar as 6h da manhã para ir para a faculdade, tem também aquelas que você não vê há anos mas quando se reencontram parece que nada mudou.
Tenho um NAMORADO lindíssimo que cuida de mim, me enche de mimos e me aguenta nas crises de TPM...que além de tudo é meu parceiro e faz de tudo para aprender sobre o que é o diabetes.
SEMPRE tive e SEMPRE TEREI meus pais, minhas irmãs  ao meu lado, que me ajudaram a percorrer toda essa montanha russa que é a nossa vida, que me abraçaram  todas as vezes em que eu chorei, me deram puxões de orelha quando necessario...mas acima de tudo, nunca me deixaram desistir... porque sempre acreditaram em mim...PORQUE HOJE EU ME ACEITEI E PASSEI A ME RESPEITAR MUITO MAIS, BUSQUEI INFORMAÇOES, APRENDI O QUE SE PASSAVA COM O MEU CORPOR, COM A MINHA MENTE...ACEITEI O QUE ERA NECESSÁRIO FAZER PARA ME CUIDAR...AFINAL TODOS TEMOS LIMITAÇOES, CUIDADOS...SONHOS E VONTADES.
Hoje com 23 anos sou uma futura enfermeira que descobriu que há bem mais de sua família dentro de si do que se pode imaginar...que altos e baixos fazem parte da construção do seu caráter...que cada situação é um desafio, uma oportunidade de aprender e se tornar uma pessoa melhor.
Não sei se estou perto ou longe demais, se peguei o rumo certo ou errado...apenas sigo em frente, vivendo dias iguais de formas diferentes e vou caminhando levando comigo cada recordação, cada vivência, cada lição e se pudesse voltar atrás, faria tudo de novo...vivendo algo, que me deixe a fim de viver mais um vez.

GUARDE O MELHOR DE MIM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário